quinta-feira, 23 de abril de 2009

Um aliado fundamental...


Para combater a fraqueza e a gula compulsiva, posso contar com:

Plano alimentar mínimo prescrito por uma nutricionista (não é um plano alimentar tipo que inclua todos os nutrientes necesssários para o bom funcionamento do corpo, nem que respeite a roda dos alimentos...), trata-se de um plano restrito uma vez que é necessário colmatar os longos períodos de jejum que pratiquei, por repulsa à comida... Quero tanto cumprir! O grande beneficio de cumpir este plano é que ele impede que a gula/compulsão me persiga...! (Por favor não seguir este plano sem aconselhamento médico, como referi, é muito restrito...)O plano prevê:

Pequeno-almoço:

1 iogurte-magro,
1 paozinho integral.
1 café.

Merendinha:

1 peça de fruta - ameixa, maça, pêra, laranja, kiwi... (Ainda não consigo cumprir esta merendinha...)

Almoço:

Sopa de legumes;
ou
Salada de alface, tomate e cenoura - por vezes, acrescento lascas de peixe magro.


Lanche:

1 iogurte magro


Jantar:

(Igual do almoço)





- Quando não cumpro este plano, sinto compulsão nos dias seguintes... Segundo o meu psiquiatra: ganhar peso sim, mas saudavelmente... Passei por tantas privações (voluntárias) de alimentos que quando como algo que não devo, tenho que fazer uma lavagem ao estômago, é tão mau...!


- O meu maior objectivo será contornar as compulsões e, passo a passo, tornar-me uma pessoa saudável e quilibrada!


Sorria e tenha um bom dia!



Filipa

2 comentários:

  1. Filipa, fico feliz por ver que procuras uma recuperação dessas duas doenças terríveis.. digo isto porque lidei com uma irmã anoréctica e bulímica durante muitos anos, quando ainda era mal informada sobre isso. Gostava de ter sabido na altura o que sei hoje, talvez a pudesse ter ajudado a recuperar mais depressa. Essa é uma doença psicológica, que se apodera dos corpos e mentes de tantas raparigas e que pode dar uma ilusão que o controlo do peso significa o controlo da vida, às tantas tudo gira à volta de uns números na balança e fita métrica. Tens de ter força para continuar a querer ficar boa, sem ver a comida como um inimigo ou como um conforto de qulquer coisa, até a mim já me deram compulsões que só me davam vontade de chorar e tirar aquilo do corpo, mas temos que ser superiores a essas coisas..Desde a minha irmã que fiquei uma manienta sobre dietas e ser saudável, sei as calorias de tudo e algumas amigas gozam comigo, tenho medo que um dia as coisas se descontrolem por isso estou constantemente a pesar-me e a pensar no que comi, como, e no que vou comer a seguir, o que também não é nada saudável.
    É preciso levar estas reeducações com descontracção para assim evitar compulsões e comportamentos obsessivos.
    Tens tido acompanhamento por algum psicólogo do Hospital? que idade tens?

    ResponderEliminar
  2. Olá, obrigada pela visitinha no meu cantinho.

    Saudavelmente sim claro, sempre, mas sem radicalismo nem fanatismos e com acompanhamento médico.

    Força e se eu puder ajudar :)

    Bjo e + uma vez muita FORÇA

    ResponderEliminar